sábado, 11 de dezembro de 2010

Como anda seu pote??

Conversando com uma querida amiga do trabalho essa semana parei para refletir sobre o nosso tempo.
Falei pra ela que 5a feira é dia do marido, sábado dia da filhota, domingo dia de ver a família e assim sucessivamente...
Perguntei a ela quando era o dia dela, ela não soube responder. Creio que muitas de nós também não sabemos a resposta. A sensação que tenho é que uma das dificuldades das pessoas que desempenham vários papéis é se priorizar, fazer coisas para si. E para aquelas que fazem fica a pergunta: será que nos sentimos culpadas quando esquecemos dos outros, da casa, do marido e vamos encher nossos potes?
Isso mesmo encher nossos potes! Enche-lo de energia para corrermos em tantas direções, para nos doarmos e servirmos ao próximo. Se o nosso pote só é esvaziado chegará um dia que não vamos conseguir mais dar, ou vamos começar a cobrar dos outros que nos dêem na mesma proporção que escolhemos nos doar.
Pensei num exemplo bem prático e que acontece com a grande maioria de nós. Quando começamos a namorar parece que a única pessoa que existe é aquela pela qual nos apaixonamos. Esquecemos de nós, das amigas, do tempo em que ficávamos pensando na vida, sonhando com o futuro, enfim, de pernas pro ar ou com os pés descalços na areia.
Depois nos casamos e as amizades estão tão distantes, daí chega a hora de ter um filho. Aí meu Deus!!!! Que difícil!!! Momento tão especial mas que muda tanto as nossas vidas e eu, por exemplo, me esqueci completamente de fazer algo que me desse prazer, me perdi em tantos afazeres que esqueci de investir nas minhas amizades, no meu crescimento profissional e até mesmo o espiritual ficou prejudicado. Pois me ocupava e me preocupava tanto em ser uma boa esposa, boa dona de casa, boa MÃE que esquecia da pessoa mais importante em todo esse processo: EU!
Depois de algumas crises descobri que não tem problema não dar conta de tudo, isso faz parte da vida. Mas que para eu ser sempre melhor em tudo o que faço o meu pote precisa sempre ser cheio!! Cheio da presença do meu Deus, cheio de novas descobertas, das belas amizades, de bons livros e boa música, enfim, cheio de coisas que nos façam bem e que nos levem ainda mais ao caminho do crescimento como pessoa.
Dica: Separe um dia da semana para encher teu pote, avise as pessoas que aquele é o seu momento. Escolha uma atividade que renove suas forças e que seja SÓ para você. Lembre-se isso não é ser egoísta, pois a Bíblia diz que devemos amar ao próximo como a nós mesmo. Mas como poderemos amar e nos doar ao próximo se não fazemos isso primeiro com a pessoa mais importante: EU e VOCÊ.

"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião." Eclesiastes 3:1

Até a próxima....


4 comentários:

  1. Lindo o texto .. Amei ... Engraçado que hoje pela manhã antes de ver seu texto me questionei com isso : Será que é errado não dar conta de tudo ?
    Esse texto encaixou direitinho comigo hoje :) estava precisando :)

    Beijinhos pastora !!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog. Faço terapia e a minha psicóloga disse exatamente isso! Agora, preciso por em prática hehehe Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Liane, Seja bem vinda ao blog!! Estou começando!! Tb sou psicóloga e fico feliz quando conheço alguém que faz terapia!!! Sempre é muito bom termos esse cuidado com a nossa vida emocional. Pode deixar que sempre vou colocar dicas bem práticas para colocarmos tanto aprendizado em prática. Bjs

    ResponderExcluir
  4. OLÁ,

    Aproveito a oportunidade para convidar você a conhecer meu blog de humor: HUMOR EM TEXTO.

    A crônica da semana é: "DOUTOR, FUI ESTUPRADO".

    Aqui vai um pequeno trecho e se gostar, ficarei honrado com sua prsença, pois somos uma imensa família com mais de 1200 seguidores.

    Confira:

    "No melhor estilo de Nelson Rodrigues, um dos maiores dos nossos dramaturgos , um rapaz de 22 anos entra na delegacia do Leblon e queixa-se para o delegado:

    -Doutor fui estuprado.

    O delegado olha bem aquele rosto e com uma indisfarçável inveja reconhece lesões arroxeadas no pescoço, e marcas de dentes no rosto da vitima e pergunta:
    -O corpo todo está assim?
    - Está doutor..."

    Estou lhe esperado.

    Combinado?

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!

    ResponderExcluir